Novo Guia de Desenvolvimento para Android

No início deste blog escrevi o artigo Guia para o desenvolvimento Android – Instalação. Entretanto, a Google lançou um novo ambiente de desenvolvimento para Android e houve outras alterações, nomeadamente na criação de certificados para assinar aplicações. Este artigo apresenta essas alterações.

Lista de pacotes a instalar

A instalação num sistema Linux de 64 bits pode ser complicada.

Nas instruções de instalação do Android Studio para Linux, avisam que pode ser necessário instalar os pacotes ia32-libs, lib32ncurses5-dev, e lib32stc++6 para poder correr aplicações de 32 bits em máquinas de 64 bits. As distribuições de 64 bits de Linux já há muito tempo que não trazem suporte para correr aplicações de 32 bits e estes pacotes têm mesmo que ser instalados à parte, pois as ferramentas do Android estão em 32 bits. 🙁

No meu caso, durante a configuração (Wizard) do Android Studio, recebi a mensagem: unable to run mksdcard sdk tool

Confirmei que a variável de ambiente ANDROID_HOME existia. Confirmei que a diretoria tools estava na PATH e que o comando mksdcard existia. O problema é que esse comando precisa de bibliotecas de 32 bits.

Para resolver esse problema no Slackware, que é a distribuição de Linux que utilizo, segui as instruções do Eric Hameleers para adicionar capacidade multilib para o Slackware x86_64.

Depois de descarregar e instalar os pacotes indicados, já consegui correr o Wizard até ao fim.

(continua…)

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *